Postagens Recentes:

# Algumas armadilhas na relação: o ciúme!

Ciúme é, certamente, uma das maiores causas de conflitos nas relações. O que piora ainda mais a situação é que, diante da crise de ciúme do parceiro, muitas vezes, o cônjuge acaba fazendo coisas que aumentam a probabilidade de que, em uma situação semelhante futura, outra crise aconteça.

Ciúmes, a semente do caos. (Foto: GraphicsHunt.)

Lidar com este sentimento tão confuso de medo, raiva, amor, paixão, insegurança, realmente não é fácil - tanto para que sente o ciúme, quanto para quem tem de conviver com esta pessoa. É comum o cônjuge cair em diversas armadilhas criadas por ele mesmo na tentativa de apaziguar a situação. Que armadilhas são estas?

Por exemplo, quando Maria diz que João não dá mais atenção para ela, mas está passando muito tempo com Valdete - secretária de João. Maria reclama, às vezes até chora. E o problema é que, de tanto serviço na empresa, João realmente não consegue mais passar tanto tempo com Maria e, mesmo em casa, é obrigado a atender Valdete com frequência para resolver problemas administrativos.

Incomodado pelo choro e reclamações de Maria, João começa a abraçá-la, beijá-la, ou até presenteá-la mais do que em outras situações. Diante disto pode-se indagar: o que a demonstração de ciúme de Maria teve como consequência? A resposta é simples: aquilo que ela "almejava", que era a atenção, cuidados e carinho de João.

É bastante provável que isto se repita. O comportamento de chorar e reclamar de Maria tem como consequência a adição no ambiente daquelas coisas que ela estava em privação - carinho e atenção de João -, portanto, diz-se que foi reforçado positivamente por esta consequência. O comportamento de João de dar este carinho e atenção para Maria, por sua vez, tem como consequência a remoção do ambiente daquilo que o incomodava - o choro e reclamações de Maria - e, portanto, diz-se que foi reforçado negativamente.

Portanto, chama-se aqui de reforço aquela consequência que 1) adiciona ao ambiente (reforço positivo) algo que o sujeito estava em privação, ou; 2) remove do ambiente (reforço negativo) algo que o incomodava, um estímulo aversivo.

É possível perceber o quanto é circular a situação, e o quanto ela caminha para o verdadeiro Caos? Cada vez mais Maria chora para ganhar o que "quer" de João, e cada vez mais João dá o que Maria "quer" para que ela pare de chorar.

Se a relação continuar retroalimentando a situação, muito provavelmente o nível de estresse irá aumentar tanto que haja uma "explosão".

Outro sentido que o ciúme pode tomar é aquele onde, diante da demonstração de ciúme do cônjuge, o parceiro briga, mas logo depois vem pedindo desculpas e fazendo carinho. A lógica é a mesma: embora haja uma briga, Maria consegue o que quer de João - o seu carinho.

É bom alertar para o fato de que este processo geralmente é inconsciente. Maria não pensa "vou brigar para ganhar o carinho de João", mas acontece... na grande maioria das vezes o casal não sabe explicar porque é que o ciúme está aumentando. Cabe ao Psicólogo que os atender ajudá-los a tomar consciência disso.

Leia outras postagens:

Comentários Recentes

Seguidores do blog

Observação: é necessário possuir uma conta Google, Yahoo!, Twitter ou uma Open-Id. Grato!

Postagens Aleatórias