Postagens Recentes:

# Conheça os produtos de sua cozinha que podem ser utilizados como alternativas para os produtos de limpeza e desinfetantes tóxicos

Sem que a gente perceba, diversos químicos tóxicos entram em nossas casas diariamente através de produtos de limpeza, materiais de construção e pesticidas. Essas substâncias são extremamente prejudiciais a nossa saúde e ao meio ambiente. O importante é que podemos trocar alguns desses produtos por outros com substâncias naturais e que podem ser encontradas em casa.

É possível utilizar produtos naturais para cuidar da casa. (Foto: NormandyDude / Flikr.)

Antes de comprar um desinfetante, aerossol ou qualquer produto do gênero, confira se ele possui alguma dessas sustâncias: amônia, butil cellosolve, cresol, formaldeído, glicol, ácido hidroclórico, ácido hidroflórico, lixívia, naftalina, paradiclorobenzenos, percloroetileno, destilados de petróleo, fenol, ácido fosfórico, propelentes, ácido sulfúrico e tricloroetileno.

Esses produtos podem causar diversos problemas, como intoxicação, problemas respiratório, danos ao sistema nervoso e até câncer.

Produtos químicos não tóxicos

Alguns itens encontrados em sua cozinha podem te ajudar a manter a casa limpa e a fazer um economia no final do mês.

  • Vinagre:

Por ser ácido, o vinagre mata os germes, dissolvendo gorduras e depósitos minerais. Use vinagre para tirar as manchas de fervura na chaleira: despeje o vinagre até 1/3 da capacidade da chaleira, leve à fervura e esvazie. Repita o processo com água para eliminar o vinagre.

  • Fermento em pó:

Muitos de nós têm uma lata de fermento em pó, que é um produto barato e fácil de encontrar no armário da cozinha. Além de seu uso tradicional para assar bolos, trata-se de um produto de limpeza razoavelmente abrasivo, com propriedades alvejantes. Também é ótimo para remover odores deixados pelos bichinhos de estimação nos tapetes.

  • Óleos essenciais:

As essências de diversas plantas – como hortelã e lavanda – podem ser usadas como desodorizadores de ambiente e para acrescentar um aroma agradável a desinfetantes caseiros. Você encontrará óleos essenciais em lojas de produtos naturais e algumas farmácias e supermercados. Um pequeno frasco de essência de boa qualidade pode ser caro, mas você só precisará de duas gotas para obter efeito.

  • Carbonato de sódio:

Também conhecido como barrilha e soda, este produto facilitará a remoção de sujeiras e manchas gordurosas. Procure próximo aos sabões em pó, no supermercado. Muito cuidado, no entanto, pois só pode ser usado para lavagens à mão; jamais coloque na máquina de lavar.

Fonte: Portal EcoDesenvolvimento.

Leia outras postagens:

Comentários Recentes

Seguidores do blog

Observação: é necessário possuir uma conta Google, Yahoo!, Twitter ou uma Open-Id. Grato!

Postagens Aleatórias