Postagens Recentes:

# Se Adão e Eva eram de mesma etnia, por que existem tantas diferentes hoje?

Entre os vários mistérios que a Bíblia comporta, um dos que mais me chama a atenção é fato da falta de explicação para a origem de tantas "etnias”, já que só existiu um casal primordial, Adão e Eva.

Imagem: Adão e Eva, Louvre, Zorate.

De acordo com relatos bíblicos, Adão fora o primeiro homem criado por Deus e Eva a primeira mulher feita com a costela de Adão. Seguindo essa lógica, Eva era, provavelmente, da mesma etnia de Adão já que fora “construída” com uma parte de seu corpo. Desta forma, como poderia haver pessoas de biótipos tão diversificados hoje?

Antes de darmos prosseguimento a discussão, cabe um esclarecimento, a diferenciação entre raça e etnia:

O conceito de raça é relevante aos grupos de populações que se distinguem um do outros através, além do biótipo, da impossibilidade de seus indivíduos integrantes gerarem proles férteis pelo cruzamento com membros de outros grupos. Um exemplo claro disso é o que ocorre entre ursos polares e ursos pardos americanos. Muito embora biofisicamente sejam parecidos, sendo espécies originárias de um ancestral comum, evoluíram para raças divergentes e jamais poderiam gerar crias férteis com o cruzamento.

Por essa razão, é errôneo afirmar que exista mais de uma raça humana. Um conceito bastante usado para substituir esta “falta” de atribuição às diferenças biotípicas e fenotípicas entre os indivíduos da raça humana é a etnia que, muito embora envolva, além dos atributos físicos e genéticos, aspectos culturais, atentaremos apenas estes primeiros.

Então, voltando à discussão, ainda supondo que Eva fosse criada com uma etnia diferente (só pra variar), algo como Adão ser branco e Eva negra ou vice-versa, no máximo haveriam três tipos de variantes na espécie humana, no caso: uma negra, outra branca e, por fim, outra com traços mestiços.

Imagem: Ilustrativa. (Fonte: Caroline Haubert.)

Para deixar isso mais claro, vou usar como exemplo o experimento genético da Primeira Lei de Mendel (Gregor Johann Mendel) feito com pés de ervilhas.

Mendel observou diferentes tipos de ervilhas e escolheu as que mantinham características inalteradas através das gerações para o seu experimento. Isto é, plantas de ervilhas de linhagens puras. Utilizou dois tipos: uma que sempre gerava grãos verdes e outra grãos amarelos.

Ervilhas são plantas que se reproduzem através de autofecundação, suas flores geram gametas masculinos e femininos. Para evitar esse processo, Mendel cortou a parte masculina das flores quando estas ainda estavam imaturas e fez  fecundação cruzada entre as plantas de ervilha verdes com as de ervilhas amarelas quando as flores tornaram-se maduras. Na primeira geração (F1), todas as plantas resultantes tinha ervilhas amarelas. Na segunda (F2), produto de autofecundação, resultou a relação de: para cada três plantas com ervilhas amarelas, uma tinha ervilhas verdes.

Observando esse experimento, Mendel percebeu que sempre que usava plantas mestiças aparecia a relação de para cada 3 plantas com ervilhas amarelas, surgia 1 uma de ervilhas verdes, isto é, 3:1. Supôs então que deveriam haver fatores transmitidos dos pais para os filhos que determinavam tais características, ou seja, um fator para ervilhas amarelas e outro para verdes.

Como havia a relação de 3:1 na segunda geração, admitiu que para que uma planta tivesse ervilhas verdes, ela teria que ter apenas fatores puros, e por haver a predominância de indivíduos com grãos amarelos, estes eram fatores dominantes e, por conseguinte, os de grãos verdes, recessivos. Em seus estudos, para representar o fator “grão verde”, usou a letra “v” em minúsculo; para o fator “grãos amarelos”, usou o “V” maiúsculo.

Como cada indivíduo herda de um dos pais um “fator”, sua composição é feita em pares. Isto é, um indivíduo puro com grãos amarelos é composto por “VV” e verdes por “vv”. Então, vamos ver abaixo como funciona o cruzamento entre as duas linhagens na primeira e na segunda geração.

 

Como o fator V é o dominante, todos os descendentes que o tem, possuem ervilhas amarelas (VV, Vv e vV), sendo que a característica verde só aparecem nos indivíduos que possuem ambos os fatores recessivos (vv).

Sendo assim, características novas só aparecem em um indivíduo através de mutação… Adão e Eva não poderia ter filhos, por exemplo, asiáticos, caso fossem ambos negros, ou brancos ou um de cada etnia. A não ser que por meio evolução, mas aí entra a questão: então Deus teria feito suas criaturas imperfeitas e passíveis de aperfeiçoamento ao longos dos tempos? Precisaria de Bastante tempo não? Já que o processo é, digamos, bastante demorado. E os poucos 7 mil anos desde Adão e Eva do qual se passa na Bíblia não dariam conta nem da sexta parte do processo.

Há ainda outras indagações, mas vou deixar  para os comentários. Deixe sua opinião…

Leia outras postagens:

Comentários Recentes

Seguidores do blog

Observação: é necessário possuir uma conta Google, Yahoo!, Twitter ou uma Open-Id. Grato!

Postagens Aleatórias