Postagens Recentes:

# Capital Erótico, a influência da aparência na vida profissional e social.

Pesquisa indica os seis itens essenciais desta nova (bem conhecida antiga) habilidade.

(Foto: Healing Dream.)

Essa é para quem duvidava que beleza e sex appeal podem contar pontos em uma cultura moderna e sexualizada. Recém-publicado na European Sociological Review, o estudo da socióloga Catherine Hakim aponta o surgimento de uma quarta categoria de habilidades pessoais. Além do capital cultural, econômico e social, aparece o "capital erótico".

Essa "qualidade" é uma compilação de seis características, que resultam em pessoas com um poder de atração física e social maior do que o dos demais. Assim, são companhias admiradas especialmente pelo sexo oposto.

– Pessoas que exibem capital erótico acima da média são mais persuasivas, e quase sempre vistas como mais honestas e competentes. É mais fácil para elas fazer amigos, conseguir empregos e casar. Elas ganham, em média, 15 % a mais – diz a autora no estudo.

O bom é que as mulheres sabem tirar melhor proveito disso, porque usam a vaidade a seu favor. Mas se engana quem pensa que o "capital erótico é usado para compensar a falha em outro quesito. Ele se tornou tão importante quanto as demais formações pessoais. E, segundo ela, ele pode ser treinado. Confira quais são os pontos-chave:

OS SETE COMPONENTES:

  1. Beleza: conceito variável no tempo e cultura, mas sempre valorizado. A ideia atual destaca a fotogenia, o que leva a valorização de homens e mulheres de olhos grandes, lábios carnudos e pele bronzeada.
  2. Atratividade sexual: tem a ver com um corpo sexy, o estilo e a personalidade. Ou seja, a beleza pode ser percebida numa foto, mas o jeito como a pessoa fala e se move, não.
  3. Atratividade social: é uma mistura de graça, charme e outros dotes sociais, como a habilidade para deixar o outro à vontade, feliz e com vontade de conhecer você, possivelmente, desejando você também.
  4. Vivacidade: aqui também trata-se de um mix de condicionamento físico, energia social e bom humor.
  5. Apresentação: o modo como você se veste, usa maquiagem, o estilo do cabelo e acessórios é o que dá a uma pessoa uma boa apresentação.
  6. Sexualidade: a categoria é ampla e inclui competência sexual, energia, imaginação erótica, entre outras. Não tem relação com libido e se define em particular.
  7. Fertilidade: segundo a autora, a característica só vale para mulheres e em certas culturas que enxergam dotes especiais nas mães de crianças saudáveis e bonitas.

Fonte: Donna (ClicRBS) – por: Trissia Ordovas.

Leia outras postagens:

Comentários Recentes

Seguidores do blog

Observação: é necessário possuir uma conta Google, Yahoo!, Twitter ou uma Open-Id. Grato!

Postagens Aleatórias