Postagens Recentes:

# Carta de Constantino ao Rei da Pérsia pode ser a chave para desvendar uma grande dúvida que ainda persiste nos dias atuais.

A dúvida é a seguinte: Constantino converteu-se mesmo ao cristianismo ou foi apenas um cristão de fachada?

Partes da estátua colossal do Imperador Constantino I, Musei Capitolini em Roma. 313/324 d.C.,
Basilica de Massenzio, Roma. (Foto: Ecksor/Flickr.)

Um escritor do período da Reforma Protestante trouxe à tona uma carta que o imperador enviou ao rei persa, cuja parte do teor você lerá abaixo. O documento é uma preciosidade histórica, que pode resolver, em definitivo, essa inquietação até os dias de hoje. Para quem não sabe, até os dias atuais os historiadores discutem sua conversão. O texto abaixo é pouco conhecido, mesmo nos meios acadêmicos. Você, leitor e leitora, está com a chance de conhecer esse texto pouco explorado.

Eis a carta:

"Somente pela minha fé em Cristo Jesus é que os subjuguei. Por isso, Deus foi meu ajudador, deu-me a vitória na batalha e faz-me triunfar sobre meus inimigos. Da mesma maneira me tem ampliado os limites do Império Romano, de modo que se estende desde o Oceano Ocidental até quase os confins do Oriente. E nestes domínios não tenho oferecido sacrifícios às antigas divindades, nem usado os encantamentos ou adivinhações: só tenho oferecido orações ao Deus Onipotente, e seguido a cruz de Cristo. Muito me regozijaria se o trono da Pérsia achasse também glória e abraçasse os cristãos, de modo que tu comigo, e eles contigo, pudéssemos gozar a verdadeira felicidade."

Nota: Mas será que esta carta por si só realmente responde a questão em si? O que garante que esta também não tenha sido uma espécie de propaganda de sua nova "jogada de marketing" perante seu "colega" persa? Ou que este não seja um documento apócrifo? Bem, melhor aguardar maiores esclarecimentos, acho.

Esta é uma pedida feita pelo leitor e parceiro do Escavoca.com Johny Rios, de Feira de Santana, na seção Você Manda!. A postagem é de um amigo seu e que é dono do blog História e Sua Curiosidade. Muito interessante a dica, Johny. Gostei bastante.

Fonte: História e Suas Curiosidades.

Leia outras postagens:

Comentários Recentes

Seguidores do blog

Observação: é necessário possuir uma conta Google, Yahoo!, Twitter ou uma Open-Id. Grato!

Postagens Aleatórias