Postagens Recentes:

# Como os fetos respiram na barriga da mãe?

A partir da quarta semana de gestação, inicia-se a formação de pulmões em um feto humano. Ao final da gestação, os pulmões realizam movimentos respiratórios, mas não ocorrem trocas  gasosas, pois estão pre-enchidos por líquido. As trocas gasosas do feto não são realizadas, por tanto, pelos pulmões. Nessa função, está envolvida a placenta, uma estrutura que apresenta duas regiões: a materna e a fetal.

Imagem intra-uterina de um feto de 20 semanas.
(Foto: Neil BromHall/Science Photo Library.)

Durante a gravidez, a mulher apresenta aumento da frequência cardíaca e respiratória, necessário para manter seu metabolismo e sustentar o feto em gestação.

Na região materna da placenta, em contato com a parede do útero, existem vasos sanguíneos (capilares) do organismo materno. Na região fetal estão os capilares do feto que partem do cordão umbilical.

Não ocorre mistura entre sangue materno e fetal, já que eles não entram em contato direto; os capilares das duas regiões da placenta ficam próximos e ocorre a troca de gases e materiais por difusão pelas paredes desses vasos. O feto recebe assim oxigênio e nutrientes e elimina gás carbônico e resíduos  nitrogenados no sangue da mãe.

A captação de oxigênio pelo feto torna-se mais eficiente porque sua hemoglobina é especial ― produzida inicialmente pelo fígado ―, possui maior afinidade pelo oxigênio do que a hemoglobina produzida após o nascimento.

A hemoglobina (frequentemente abreviada como Hb) é uma metaloproteína que contém ferro presente nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) e que permite o transporte de oxigênio pelo sistema circulatório. (Wikipédia, a enciclopédia livre.)

No momento do nascimento, com o rompimento do cordão umbilical, a concentração de oxigênio no sangue do bebê diminui e a concentração de gás carbônico aumenta. Esse aumento provoca queda de pH sanguíneo, condição que estimula o centro respiratório do sistema nervoso. Ele envia estímulos às estruturas envolvidas na ventilação pulmonar, e o recém-nascido respira ar pela primeira vez. O líquido que pre-enchia seus pulmões é em parte eliminado e em parte absorvido.

pH é o símbolo para a grandeza físico-química 'potencial hidrogeniônico'. Essa grandeza indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa. (Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Fonte: (Versão Adaptada.) Laurence, J. Biologia: ensino médio, volume único. 1. ed. Nova Geração, São Paulo, 2005.

Leia outras postagens:

Comentários Recentes

Seguidores do blog

Observação: é necessário possuir uma conta Google, Yahoo!, Twitter ou uma Open-Id. Grato!

Postagens Aleatórias