Postagens Recentes:

# A História das Coisas: revelações de como realmente se dão os fatos no consumismo e predação da Terra.

Outro dia, enquanto visitava uma amigo, ele me apresentou um vídeo muito interessante intitulado de 'A História das Coisas' ― um documentário de animação americano de pouco mais de 20min que revela o lado obscuro do consumismo.

Achei extraordinário. Utilizando-se de uma linguagem bastante dinâmica e atrativa, escancara sem reservas a face cruel e sínica do capitalismo ― nosso atual 'sistema de coisas'. Um vilão fino camuflado sob atitudes 'inocentes' em nosso dia-a-dia que, por sinal, já está demasiadamente envolto em um desenfreado e insustentável padrão de vida consumista, afetando comunidades e meio ambiente em todo o mundo.

Ele faz um apanhado geral de nosso sistema produtivo desde a extração e produção até a venda, consumo e descarte, revelando as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um verdadeiro alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.

O máximo deste documentário é que ele provém da nação que é símbolo daquilo que o próprio vídeo antagoniza, os Estados Unidos. Seu nome original em inglês é: The Story of Stuff, de mesmo signifiado.

Ele foi elaborado e narrado por Annie Leonard, uma ativista ambiental americana que é co-criadora e coordenadora do GAIA (Global Alliance for Incinerator Alternatives), e atua nos conselhos do Fórum Internacional pelo Fundo de Globalização e Saúde Ambiental (International Forum for Globalization and the Environmental Health Fund). Ela já ocupou cargos no Health Care Without Harm, Essential Information e Greenpeace International. Atualmente é coordenadora do Grupo de Trabalho Financiadores pela Produção e Consumo Sustentáveis (Funders Workgroup for Sustainable Production and Consumption).

Leia outras postagens:

Comentários Recentes

Seguidores do blog

Observação: é necessário possuir uma conta Google, Yahoo!, Twitter ou uma Open-Id. Grato!

Postagens Aleatórias