Postagens Recentes:

# Sistema planetário incomum oferece indícios de um passado conturbado, revelam imagens feitas por telescópios, entres os eles o Hubble

Por pouco mais de uma década, os astrônomos sabem que três planetas do porte de Júpiter orbitam a estrela branco-amarelada Upsilon Andromedae [uma estrela semelhante ao Sol que se encontra a cerca de 40 anos-luz da Terra]. Mas, para sua surpresa, agora foi descoberto que nem todos os planetas que orbitam a estrela estão no mesmo plano, como os grandes planetas no nosso sistema solar orbitam.

Sistema estelar Upsilon Andromedae A. (Foto: NASA, ESA, and A. Feild (STScI))

As órbitas dos dois planetas estão inclinadas em 30 graus uma com relação à outra. Tal estranha orientação nunca foi vista antes em qualquer outro sistema planetário. Este achado surpreendente terá impacto nas teorias de como os sistemas planetários se formam e evoluem, dizem os pesquisadores.

Isso sugere que alguns acontecimentos violentos podem ter acontecido para perturbar as órbitas dos planetas após o sistema planetário ter se formado. A descoberta foi feita através de observações em conjunto com o Telescópio Espacial Hubble, o gigante Hobby-Eberly Telescope, e outros telescópios terrestres. Estes resultados foram apresentados numa conferência de imprensa nesta segunda-feira (24) na 216ª reunião da American Astronomical Society, em Miami ― Flórida, Estados unidos.

Fonte: Hubble Site/NASA (Tradução: Leandro Lima).

Leia outras postagens:

Comentários Recentes

Seguidores do blog

Observação: é necessário possuir uma conta Google, Yahoo!, Twitter ou uma Open-Id. Grato!

Postagens Aleatórias