A Sony acaba de lançar um display desenvolvido com a tecnologia OLED que promete revolucionar o mercado. Ela possui apenas 80 micrômetros de espessura e é mais fina que um fio de cabelo.
Imagem do display sendo estendido por um cilindro com 4mm de diâmetro. (Foto: Sony Global.)
Com isso, a tela pode ser enrolada ao redor de objetos cilíndricos com raio de 4mm, como rolos e até canetas. O display foi apresentado durante o simpósio internacional da Society for Information Display (SID) em Seattle, nos EUA, e pode reproduzir vídeos sem dificuldades mesmo sem estar esticado.
A tela mede 4.1 polegadas, tem 432x240 pixels de resolução e taxa de contraste de 1000:1. Essa versão é uma melhoria da tela lançada pela empresa em 2007. Na época, o produto tinha 3mm de espessura.
TECNOLOGIA OLED
Para muitos especialistas, as telas de OLED serão as sucessoras das atuais telas de LDC e plasma. Mais finos, leves e duráveis, esses displays poderão ser utilizados em dispositivos moveis, como notebooks, netbooks e computadores de mão, bem como televisores e outros aparelhos eletrônicos.
A grande vantagem do ponto de vista da sustentabilidade porém, é a economia de energia. Uma tela OLED funciona com até 40% menos energia do que um LCD do mesmo tamanho. Além disso, essa tecnologia utiliza menos matéria-prima e é mais resistente.
Confira o vídeo ilustrativo aqui.
Fonte: Portal EcoDesenvolvimento.