O inglês falado possui 21 "fonemas vocálicos", o que torna difícil a representação desses sons pelo alfabeto latino. Além disso, a ortografia do inglês atual é basicamente a mesma do século XV, e não incorporou as mudanças de pronúncia que a língua sofreu.
Apesar das dificuldades, o inglês reafirma a cada dia seu papel de língua universal. (Foto: Vinyl Word/Flickr.)
Por isso, em certos casos o o pode ter som de i (women), o gh pode ter som de f (enough) e o t pode ter som de ch (nation).
O escritor George Bernard Shaw afirmou certa vez que a palavra fish (peixe) poderia ser escrita goti (som do f de enough, som i de women e som ch de nation).
Ele sugeriu então um novo alfabeto (Alfabeto Shaviano) para a língua inglesa, com 49 letras, a fim de eliminar as incoerências entre pronúncia e escrita.
Há sons em inglês que apresentam bastante dificuldades para os que não são falantes da língua, como o th de think e o h aspirado de house.
Outro problema é que falantes de línguas latinas têm a tendência de acrescentar vogais às palavras do inglês, quando as pronunciam (dizer gudi em vez de good, por exemplo). Apesar disso, o inglês reafirma a cada dia seu papel de língua universal.
Fonte: Dificuldades do Inglês. Sistema Didático de Ensino - Ensino Fundamental e Médio. Volume Único. São Paulo: Ed. Didática Paulista, 2001.