Postagens Recentes:

# Cleópatra, a rainha do Egito, era feia?

A descoberta de uma moeda cuja cara exibia Cleópatra – feita pela Universidade de Newcastle na Inglaterra – arranhou a lenda de que a rainha egípcia seria um monumento de beleza.

Moeda de 2.000 anos retrata rosto de Cleópatra.

Nela, Cleópatra aparecia nariguda e com olhos protuberantes. Antes disso, outros já conjecturaram que ela raspava a cabeça completamente, devido às pragas de piolho que infestavam o Egito. Uma coisa, porém, é certa: a rainha foi genial na conjugação de sexo e política. Se ela de fato foi tão feia, a genialidade aumenta muito mais.

Cleópatra VII Téa Filopator (seu nome completo) não tinha sangue egípcio. Descendia de uma dinastia grega, a dos ptolomeus. Nascida em Alexandria em 69 a.C., foi coroada aos 18 anos, depois que seu pai (o rei) morreu. Alexandria então era uma das capitais mais cultas do Mediterrâneo, e Cleópatra, educada com os melhores professores da cidade, cedo aprendeu matemática, astronomia, filosofia, política e nove idiomas. A barra deve ter sido pesada para uma monarca vista como estrangeira pelos próprios súditos. Além disso, o Egito vivia um período turbulento, de crise financeira e corrupção. Cleópatra, porém, não se intimidava com essas coisas. Para manter o poder político nas mãos de sua família, casou com seus dois irmãos mais jovens – um hábito das famílias reais de então. É provável que eles não tivessem vida íntima em comum. O primeiro morreu, o outro ela envenenou, após uma disputa pelo poder.

Na corte egípcia, Cleópatra não tinha amigos, mas sim interesses. A pessoa mais próxima a ela era o conselheiro, um eunuco. Cleópatra, depois, seduziu dois imperadores romanos, Júlio César, em 47 a.C., e Marco Antônio, em 41 a.C. O objetivo? Manter o Egito soberano. Sem sua diplomacia, feita na cama, era certa a anexação do país do rio Nilo pela Roma imperial. A estratégia pode ter dado certo, mas teve um preço. Em 44 a.C., Júlio César foi assassinado. Depois, em 30 a.C., Marco Antônio suicidou-se no Egito, deixando Roma à beira da guerra civil e desordem militar. Para não ser presa e executada pelos oficiais romanos, Cleópatra preferiu dar cabo de sua vida. Deixou-se picar, em seu quarto, por uma cobra. Uma naja, segundo versões. Não tinha ainda 40 anos de vida. Mas que vida.

CIENTISTAS RECRIAM ROSTO DE CLEÓPATRA

Segundo os pesquisadores, a rainha egípcia tinha queixo e nariz pontudos e lábios finos. (Fonte: BBC Brasil.)

Segundo os pesquisadores, a rainha egípcia tinha queixo e nariz pontudos e lábios finos. Uma egiptóloga britânica recriou o que seria o rosto da rainha Cleópatra para um documentário sobre a vida de uma das mais famosas líderes do Egito Antigo.

Para recriar a face de Cleópatra, a arqueóloga Sally Ann Ashton, da Universidade de Cambridge, usou imagens gravadas em artefatos antigos, como um anel que data da época do seu reinado, há 2 mil anos. Ela passou mais de um ano analisando as imagens para compor o rosto da rainha e as manipulou em computador até chegar ao resultado em três dimensões.

O rosto recriado pela egiptóloga revela uma mulher de etnia mista, com traços egípcios e da sua herança grega. A imagem faz parte do documentário Cleópatra, parte da série Segredos do Egito, do canal de televisão britânico Five.

A rainha Cleópatra já foi interpretada no cinema por atrizes conhecidas pela beleza, como Sophia Loren e Elizabeth Taylor. Em 2007, um estudo realizado por especialistas da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha, sugeriu que tanto Cleópatra quanto seu amante, Marco Antônio, não eram bonitos.

Os pesquisadores analisaram uma moeda de prata de 2 mil anos que mostrou que a rainha egípcia tinha queixo e nariz pontudos e lábios finos.

Fonte I: Aventuras na História – Editora Abril.
Fonte II: Terra Notícias.

Leia outras postagens:

Comentários Recentes

Seguidores do blog

Observação: é necessário possuir uma conta Google, Yahoo!, Twitter ou uma Open-Id. Grato!

Postagens Aleatórias