Postagens Recentes:

# Alpha Centauri é logo ali…

Na grande constelação austral do Centauro, que envolve quase totalmente o Cruzeiro do Sul, encontra-se a terceira estrela mais brilhante do céu noturno - a Alpha Centauri, conhecida, também, pelos nomes próprios de Toliman e Rigil Kentaurus (o pé do Centauro). É o sistema estelar mais próximo do Sol e foi a terceira estrela a ter sua distância anunciada (T. Henderson,1839).

Simulação artística do que seria o céu em um planeta qualquer orbitando a estrela Proxima Centauri, a menor do sistema solar triplo e a mais próxima nosso planeta. (Foto: Science Photo Library.)

Esta estrela é, na verdade, um sistema triplo, no qual Alpha Centauri A e Alpha Centauri B giram em torno de um centro comum, gastando quase 80 anos para completar uma órbita, já Alpha Centauri C, também chamada de Proxima Centauri demora mais de 1.000.000 de anos para completar uma órbita em torno das componentes principais e é a estrela mais próxima do Sol, a 4,2 anos-luz, enquanto o sistema Alpha Centauri AB estão um pouco mais distantes a 4,4 anos-luz.

A estrela Alpha Centauri A é uma estrela amarela, cerca de 23% maior que o Sol. Já Alpha Centauri B é uma estrela laranja com um raio 14% menor que o solar. Enquanto que Proxima Centauri é uma anã vermelha com brilho muito reduzido e diâmetro de 1,5 vezes maior que o diâmetro de Júpiter, tanto que só foi descoberta, em 1915 pelo astrônomo britânico-sul-africano Robert Thorburn Ayton Innes (1861-1933).

LOCALIZANDO NO CÉU

Localização de Alfa Centauri em relação ao Cruzeiro do Sul. (Foto: Science Photo Library.)

O sistema Alpha Centauri é visível em todo hemisfério sul e situa-se a oeste do Cruzeiro do Sul. A olho nu apresenta-se como uma estrela única de magnitude -0,29. Com telescópios de pequeno porte já se podem distinguir a Alpha Centauri A e Alpha Centauri B. Já a Proxima Centauri, em virtude de sua cor alaranjada e tamanho reduzido, só pode ser observada com telescópios profissionais.

ETIMOLOGIA

O nome da estrela mais brilhante da constelação de Centauro é de origem árabe. Rigel Centaurus ou Rigil Kentaurus ou Rigil Kent provem da frase em árabe Rijl Qantūris ou Rijl al-Qantūris, que significa o "Pé do Centauro". O outro nome alternativo é Toliman, que também vem do árabe al-Zulmān e significa "o avestruz".

ALPHA CENTAURI NA FICÇÃO CIENTÍFICA

Por ser a estrela mais próxima e muito parecida com o Sol, Alpha Centauri A é tema constante da ficção científica:

ALPHA CENTAURI EM FILMES E NA TV:

  • A família dos Robinsons, na série “Perdidos no Espaço” (1965–1968) estava em uma missão a Alpha Centauri quando sua nave foi sabotada.
  • “Jornada nas Estrelas” (1966 em diante), de vez em quando, mencionava Alpha Centauri, mais notavelmente como o sistema que o inventor da velocidade de dobra, Zefram Cochrane escolheu para se aposentar.
  • Na série de TV “Doctor Who”, um personagem de Alpha Centauri, homônimo, fez algumas aparições, começando com o episódio “The Curse of Peladon” (1972; Terceiro Doctor).
  • Alfa Centauri é mencionada na série de TV “Mork & Mindy” (1978–1982). Mork encontra um homem na loja de música que diz que ele é um “alien” (em inglês, palavra também usada pra se referir a um estrangeiro). Entendendo errado o significado da palavra, Mork pergunta se o lar do homem fica perto de Alpha Centauri.
  • Em “The Last Starfighter” (1984), Centauri é o personagem que vem para buscar Alex Rogan da Terra depois que ele consegue vencer no jogo Centauri, inventado para recrutar novos “starfighters”.
  • No filme de Werner Herzog, “The Wild Blue Wonder” (2005), o personagem principal é um alienígena que explica a nós que até mesmo nossa vizinha mais próxima, Alpha Centauri, levaria séculos para chegar a nossas atuais tecnologias de propulsão.
  • No filme de James Cameron, “Avatar” (2009), ambientado durante o século XXII, uma grande lua chamada de Pandora orbita um gigante de gás no sistema estelar de Alpha Centauri A. Pandora é similar à Terra e é habitada por uma miríade de formas de vida, incluindo os seres de pele azul, com dez pés de altura, seres de uma raça humanóide chamada de Na’vi.
  • No episódio “The Pirate Solution”, de “The Big Bang Theory”, quando Raj está tentando conseguir outro emprego na Universidade, Proxima Centauri é mencionada em uma piada sobre o horário do pôr do sol para começar a beber.

ALPHA CENTAURI EM HQs e ANIMAÇÃO

  • No universo da DC Comics, o planeta Rann teve origem no sistema de Alfa Centauri. Rannianos são tão próximos ao normal de humanos com base na Terra que Adam Strange foi trazido ao planeta para agir como uma espécie de “garanhão reprodutivo”. Isso foi antes de Rann ser teleportado para fora do sistema de Alpha Centauri, em um mundo compacto paralelo e, depois disso, para o sistema de Polaris.
  • No titulo da Marvel Comics, “Guardiães da Galáxia”, humanos estabeleceram uma colônia no planeta do século XXXI, Centauri IV, co-existindo com os habitantes nativos (inclusive Yondu Udonta e Photon).
  • Nas histórias de Dan Dare, “The Man from Nowhere” e sua sequência, “Rogue Planet”, o sistema estelar que Dan Dare visita fica a menos de 5 anos-luz da Terra e tem três sóis, um dos quais é uma Anã Vermelha; então, pode-se presumir que fique no sistema de Alpha Centauri (é chamada de Próxima Centauri).
  • Na história original da Marvel para os Transformers, o planeta Cybertron ficava, originalmente, na órbita de Alpha Centauri. Devido às Grandes Guerras, o planeta foi tirado de órbita e deixado à deriva, o que vale a pena apenas para o Universo Marvel, contudo, visto que outras partes da franquia ou têm Cybertron em órbita de uma estrela não nomeada, uma estrela totalmente diferente, ou à deriva no espaço.

Fontes: Uranometria Nova; Wikipédia, a enciclopédia livre; Icult Generation.

Leia outras postagens:

Comentários Recentes

Seguidores do blog

Observação: é necessário possuir uma conta Google, Yahoo!, Twitter ou uma Open-Id. Grato!

Postagens Aleatórias