Postagens Recentes:

# Brasileiros conhecem mais sobre meio ambiente do que europeus e americanos

Quem possui uma compreensão mais correta sobre conceitos como biodiversidade e demais temas ambientais: norte-americanos, europeus ou brasileiros? Um levantamento realizado recentemente pela União para o Biocomércio Ético (UEBT) revela que acertou quem escolheu a terceira alternativa.

Segundo a pesquisa, 44% dos brasileiros souberam definir corretamente os temas mencionados.
(Foto: Deltafrut/Flickr.)

Segundo a pesquisa intitulada Barômetro da Biodiversidade 2010, feita com cerca de 25 mil pessoas em cinco países, 94% dos entrevistados brasileiros declararam compreender esses termos e, destes consultados, 44% souberam definir efetivamente os temas mencionados. Já nos Estados Unidos e na Europa, cerca de 56% afirmam entender os assuntos, mas na hora da prova real, o índice atinge 18% dos norte-americanos, 16% dos alemães e 19% dos ingleses. Melhor situada, a França chega a 44% - o mais próximo do Brasil.

"Pode parecer surpreendente, mas esta taxa mais alta é facilmente compreensível. O Brasil tem sido o palco, desde a Eco-92, de um número de eventos e conferências de peso mundial, e isso atrai a atenção do público", explicou o diretor-executivo da UEBT, Rik Kutsch Lojenga.

O tema "Conservação da Biodiversidade" foi o que apresentou maior diferença entre os 11 assuntos relacionados na pesquisa. De acordo com as entrevistas, 93% dos brasileiros afirmam compreender as questões ambientais, enquanto o índice é de 48% (quase a metade) no que diz respeito aos norte-americanos e europeus.

COMÉRCIO JUSTO

A relação muda de figura quando o tema é o "Comércio Justo", uma vez que 94% dos estrangeiros demonstram entender do tema, índice que alcança 79% dos brasileiros consultados.

Na análise dos pesquisadores, o fato de a pesquisa ter sido feita através de entrevistas pela internet não compromete a amostra, pois a base de entrevistados envolve diferentes camadas culturais e sociais. O trabalho foi coordenado pela consultoria Ipsos em todos os países avaliados.

Fonte: Portal EcoDesenvolvimento.

Leia outras postagens:

Comentários Recentes

Seguidores do blog

Observação: é necessário possuir uma conta Google, Yahoo!, Twitter ou uma Open-Id. Grato!

Postagens Aleatórias