Postagens Recentes:

# Ogopogo: o monstro do lago Okanagan, Canadá

Ogopogo ou Naitaka (língua salish: n'ha-a-itk, "demônio do lago") é o nome dado a um monstro lacustre que supostamente vive no Lago Okanagan, Colúmbia Britânica, Canadá.

Imagem computadorizada do que seria o Ogopogo segundo relatos. (Foto: Freaking News.)

Os defensores da existência do Ogopogo alegam que os primeiros documentados a respeito da aparição do monstro datam por volta de 1872, e ocorreu porque a área estava sendo colonizada por europeus.

A primeira menção sobre o Ogopogo fora talvez a história de um homem, em 1860, que conduzia cavalos atravessando a nado o lago perto da ilha Rattlesnake. Eles foram tragados em por uma força invisível e desconhecida, mais tarde atribuída ao então popular mito nativo do Ogopogo.

Em 1926, é alegado que uma aparição tenha ocorrido numa expedição costeira pelo Okanagan. Este evento foi supostamente testemunhado por cerca de trinta carros com todas as pessoas que afirmaram ter visto a mesma coisa. Foi também neste ano que o editor do Vancouver Sun, Bobby Carter, escreveu: "Muitas pessoas respeitáveis têm visto (o monstro) ignorar a gravidade dos fatos atuais."

O primeiro vídeo da suposta criatura é o The Folden Film, filmado em 1968 por Art Folden, que mostra um objeto escuro impulsionando-se por águas rasas perto da costa. O vídeo foi filmado a partir de uma colina às margens do lago.

O Ogopogo teria sido filmado novamente em 1989 por um vendedor de carros usados, Ken Chaplin, que, com seu pai, Clem Chaplin, alegou ter visto uma animal parecido com uma cobra nadando no lago, do qual balançou o rabo provocando um jarto d'água. Alguns acreditam que o animal que os Chaplin viram era simplesmente um castor, uma vez que espirros d'água feitos por cauda é uma característica bem conhecida dos castores. No entanto, Chaplin alega que o animal que viu tinha 4,6m de comprimento, muito maior que um típico castor (que medem cerca de 1,2m de comprimento). Poucas semanas depois, Chaplin voltou com seu pai e sua filha e filmou-o novamente.

O zoólogo e criptologista britânico Karl Shuker classificou o Ogopogo como uma variedade de monstro do lago de múltiplos dorsos (corcundas), e sugeriu que possa ser uma espécie de baleia serpentina primitiva, como o basilossaurus.

De qualquer modo, o fato de as provas físicas do animal serem limitadas e as fotografias e filmagens não serem muito nítidas, tem sido sugerido que as aparições da criatura sejam, na verdade, erros de identificação de animais comuns, como lontras e objetos inanimados com troncos flutuantes. Outra sugestão é que o Ogopogo seja um espécie de esturjão (nome comum dado a vários peixes, na maioria grandes, do hemisfério Norte) do lago. É possível que, em alguns casos, também seja erro na identificação de uma seicha, um tipo onda em lagos que viaja abaixo da superfície em um movimento de longa serpentina.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre. (Tradução: Leandro Lima.)

Leia outras postagens:

Comentários Recentes

Seguidores do blog

Observação: é necessário possuir uma conta Google, Yahoo!, Twitter ou uma Open-Id. Grato!

Postagens Aleatórias