Postagens Recentes:

# Novo estudo sobre experiências de quase-morte

A visão de luzes piscando, profundos sentimentos de paz e de encontros com seres divinos, quando você está à beira da morte, podem ser um truque do corpo.

A visão de uma luz branca, comum à quase-morte segundo relatos. (Foto: Raúl Valladolid/Flickr.)

Segundo a pesquisa, entre 11% e 23% dos sobreviventes de um ataque cardíaco tiveram sensações semelhantes. Alguns estão seguros de terem visto a porta para o outro mundo, um fato que até hoje está muitas vezes relacionado com crenças religiosas, mas um novo estudo sugere que esses sentimentos não são apenas "alucinações" produzidas por um alto nível de dióxido de carbono (CO2) no sangue.

A causa das experiências de quase-morte provocam um debate acalorado. Para alguns, há mais de um mecanismo físico ou psicológico para aliviar a dor, enquanto outros vêem (a atuação de) uma força transcendente. Para resolver esta incógnita, os pesquisadores da Universidade de Maribor, na Eslovénia, foram estudados 52 casos de ataques cardíacos em três grandes hospitais. Os pacientes tinham em média 53 anos e maioria eram do sexo masculino.

MEDO DA MORTE

Onze pacientes alegaram terem tido uma daquelas experiências divinas, mas os cientistas não encontraram um elo comum entre idade, sexo, escolaridade, crenças religiosas, o medo da morte, o tempo de recuperação e os medicamentos que foram administrados para "ressuscitá-los". No entanto, foi encontrada uma relação: altos níveis de CO2 no sangue e, em menor grau, de potássio.

Os autores do estudo assinalaram que precisam de mais trabalhos com uma amostra mais ampla de pacientes para confirmar os achados. Ter uma experiência como esta pode ser algo que provoque uma mudança na vida das pessoas afetadas, de modo que a compreensão das causas pode ser importante para os sobreviventes de ataques cardíacos ou outras doenças graves. O trabalho foi publicado na revista Critical Care.

Fonte: ABC.es. (Tradução: Leandro Lima.)

Leia outras postagens:

Comentários Recentes

Seguidores do blog

Observação: é necessário possuir uma conta Google, Yahoo!, Twitter ou uma Open-Id. Grato!

Postagens Aleatórias